Casos de Sucesso

Como duplicámos a facturação da Linhas Interiores em 12 meses através de análise de dados e de pequenas melhorias.

 

Neste detalhado caso de sucesso, irá aprender uma série de técnicas e abordagens que podem ser aplicadas no sucesso do seu site, independente do mercado em que está inserido.

A Linhas Interiores é uma empresa que vende mobiliário de escritório para médias e grandes empresas.

A empresa estava insatisfeita (e com razão) com a performance de seu marketing digital.

Mesmo chegando a investir quase 100% de sua verba de marketing em publicidade online, o volume total de clientes vindos do site não aumentava. Estava cada vez mais caro gerar leads pela internet.

Fomos contactos com o objectivo de transformar as visitas que o site já tinha, em visitantes.

Veja só o que aconteceu a partir daí:

 

Começamos com abordagem muito precisa: através de diversos estudos, identificámos as áreas do site com maior potencial de impactar o faturamento do cliente.

Uma vez identificadas, essas áreas (ou páginas), estas, são ajustadas para se tornarem mais eficientes na conversão de visitantes em clientes.

Enquanto uma mudança está a ser implementada, voltamos a estudar qual é a próxima mudança com maior chance de aumentar o faturamento do nosso cliente.

E esse ciclo se repete eternamente com os nossos clientes!

Como o nosso trabalho é baseado em alterar áreas específicas nos sites para impactar o faturamento dos nossos clientes, é fundamental escolher as áreas certas para alterar.

E para fazer isso, primeiro, identificamos todas as oportunidades existentes no site.

Em seguida, comparamos todas elas pelos seguintes critérios:

1) Qual o nível de dificuldade para implementarmos a mudança que essa oportunidade exige?

2) Em quanto essa mudança pode  impactar no faturamento da empresa?

3) Temos experiências bem-sucedidas com mudanças semelhantes em outros projetos?

Como deve ter adivinhado, quanto mais fácil for a produção da mudança e quanto maior for o potencial dela impactar o faturamento do cliente, maior a chance dela ser priorizada. E se já fizemos mudanças parecidas com sucesso em outros projetos (ou seja: boas chances de funcionar de novo), melhor ainda.

Guiados por esses 3 critérios e por uma profunda análise no mercado e nos dados de todos os serviços da Linhas Interiores, entendemos que o melhor lugar para começarmos era a home page e os anúncios do Google Adwords.

Os resultados foram estes. A tabela abaixo demonstra o número de leads semanais de Junho de 2016 até Dezembro de 2016.

A Linhas Interiores passou de cerca de 50 leads por mês a cerca de 180 leads por mês, ou seja, quase que quadruplicámos o número de leads.

 

RESULTADOS: Leads Mensais: Antes: ~50 | Agora: ~180

Como estes resultado, em 2016, o cliente conseguiu duplicar a sua facturação.

 

Como é que a Destinos e Semelhanças está a conseguir leads a 6.45€ no Google Adwords

O problema: Poucas leads por mês, e para além disso, cada lead custava 40€. O cliente gastava muito em anúncios para conseguir 1 lead.

Abordagem:
Começámos por analisar as configurações e instalação do Google Analytics para garantir que não havia nenhuma confusão nos dados. Após a verificação, através do mapeamento dos eventos do site, constatamos que poucas pessoas chegavam até a área de F.A.Q, e isso foi constatado através do mapeamento de scroll.

Porém ao chegarem na área de F.A.Q., tínhamos bastante cliques e a pergunta mais clicada era: Vocês têm certificações ? São uma empresa segura?

Logo, criámos uma hipótese: Será que uma das principais objecções dos visitantes é credibilidade?

A partir daqui, aprofundamos mais esta questão.
Fizemos um questionário a clientes antigos, e implementámos uma poll no site com o objectivo de perceber o que os visitantes valorizavam:

As respostas suportaram a nossa hipótese, 80% das pessoas respondeu que ‘Segurança’ era o factor mais importante.

Ao alterarmos a headline do site entre outros conteúdos, vimos logo resultados.

Nova Headline:

 

Resultados depois de identificarmos o problema:

Mês: Setembro
Investimento: 478.89
Leads: 74
Custo por lead: Antes: 42€ – Agora: 6.47€